Colesterol total e Triglicerídeos: qual a importância?

Colesterol total e Triglicerídeos: qual a importância?

COLESTEROL TOTAL E TRIGLICERÍDEOS: QUAL A IMPORTÂNCIA?

 

Os lipídeos participam de várias funções orgânicas importantes. Representam os principais componentes das membranas celulares, propiciam uma forma de estocagem de energia, formam barreiras semipermeáveis entre compartimentos orgânicos de fluidos, fornecem um protetor físico contra traumatismos e alterações térmicas externas adversas, entre muitas outras funções não menos importantes.

ANORMALIDADES NO METABOLISMO DE LIPÍDEOS PODEM TER SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS, ATÉ COM RISCO DE MORTE.

Tais distúrbios podem decorrer de vários fatores desde ingestão calórica excessiva até disfunções metabólicas que prejudicam o transporte e a movimentação de lipídeos.

O aumento na concentração sérica de triglicerídeos, colesterol ou de ambos é chamado de HIPERLIPIDEMIA, e pode advir de processos fisiológicos ou patológicos. Podemos encontrar: HIPERLIPIDEMIA PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA A VÁRIAS DOENÇAS.

A hiperlipidemia primária é causada por anomalias genéticas e a hiperlipidemia secundária acompanha outras doenças primárias. A hiperlipidemia nem sempre causa a LIPEMIA (TURVAÇÃO MACROSCÓPICA E COLORAÇÃO BRANCA A RÓSEA - ASPECTO LEITOSO - DO SORO OU PLASMA).

 

HIPERLIPIDEMIA FISIOLÓGICA: é a que ocorrer após a alimentação. Tem início 1 a 2 horas após a refeição e pode persistir até 16 horas depois da ingestão do alimento que continha gordura.

 

HIPERLIPIDEMIA PATOLÓGICA: pode ser primária ou secundária.

 

A primária, como descrito acima, decorre de alterações genéticas. Schnauzers miniaturas são predispostos e gatos também podem ser acometidos. A HIPERLIPIDEMIA CRÔNICA PODE RESULTAR EM DISTÚRBIOS SECUNDÁRIOS, COMO PANCREATITE E CONVULSÕES.

 

A Hiperlipidemia secundária é decorrente de causas primárias, como: Hipotiroidismo, Diabetes Melito, Hiperadrenocorticismo. Pancreatite, Doença hepática colestática, Síndrome Nefrótica e uso de certos medicamentos.

 

PORTANTO:

Sempre investigar se a LIPEMIA é pós-prandial ou patológica.

O colesterol e triglicerídeos são exames importantes a serem realizados em animais em jejum e com suspeita de algumas dessas patologias que alteram o metabolismo dos lipídeos, ou quando necessita-se de um exame de triagem para se obter o máximo de informações para poder chegar a um diagnóstico específico.

 

‹ página anterior

© 2012 - 2019 Laboratório Vidda Veterinário. Todos os direitos reservados. Weblogy Tecnologia