SINAIS DO HIPOTIREOIDISMO CANINO

SINAIS DO HIPOTIREOIDISMO CANINO

Os sintomas do cão hipotireoideo são insidiosos, geralmente não específicos e raramente patognomômicos da doença, o que torna de extrema importância o diagnóstico preciso da hipofunção tireoidiana por meio da dosagem hormonal.

Um estudo envolvendo 108 cães hipotireoideos demonstrou letargia em apenas 11% deles e apenas 10% dos cães apresentavam obesidade ou intolerância ao frio, o que COMPROVA A DIFICULDADE DO VETERINÁRIO EM RECONHECER AS ALTERAÇÕES METABÓLICAS DURANTE O ATENDIMENTO DE ROTINA.

Sinais dermatológicos

Pêlos facilmente epiláveis, principalmente em áreas de fricção, como na parte ventral do tórax, pescoço e cauda, ficando esta com aspecto de "cauda de rato", e o crescimento torna-se difícil após a tosa. Pode haver prurido nos casos de infecção secundária, seja por bactérias ou por Malassezia sp., demodicose e seborréia. A SEBORRÉIA é um achado clínico muito importante, já que em muitos cães hipotireoideos esse é o primeiro sinal dermatológico. É comum o aparecimento de OTITE CERUMINOSA, comedões e hiperpigmentação, especialmente em áreas sem pêlo, axilas e região inguinal.

Sinais neuromusculares

Os sinais mais comuns das anormalidades neuromusculares CENTRAIS são CONVULSÕES, ataxia, andar em círculos, hemiparesia, hipermetria e nistagmo, que geralmente aparecem com os sinais vestibulares ou com a paralisia do nervo facial.

Já para as polineuropatias, os sinais relacionados são paralisia do nervo facial, fraqueza, paresia, tetraparesia e dismetria, associada à hiporreflexia ou à atrofia muscular.

Alterações oftálmicas

Geralmente ocorrem secundariamente a hiperlipidemia e incluem lipidose corneal, ulceração de córnea, uveíte anterior, efusão lipídica no humor aquoso, glaucoma secundário, lipemia retinal e descolamento de retina.

Mudança de comportamento

Estão ligadas as alterações neurocomportamentais, como AGRESSIVIDADE, submissão, timidez, medo, excitabilidade, passividade, irritabilidade e temperamento instável.

QUE TAL ACRESCENTAR ESSE EXAME NA SUA ROTINA?

O VIDDA Laboratório Veterinário realiza os exames hormonais de TSH, T3t, T4t e T4l para o diagnóstico dessa doença. O resultado fica pronto no mesmo dia e o preço está mais acessível. Consulte-nos.

 

‹ página anterior

© 2012 - 2019 Laboratório Vidda Veterinário. Todos os direitos reservados. Weblogy Tecnologia