Além da uréia e creatinina

Além da uréia e creatinina

Para monitoramento de patologias renais, além da uréia e creatinina, sugere-se a mensuração de eletrólitos – sódio, potássio, cloro, fósforo e cálcio; e não eletrólitos – colesterol total e proteínas séricas, uma vez que os rins são responsáveis pela eliminação e conservação dessas substâncias.

Na avaliação da função renal, é essencial também um minucioso exame do produto final da atividade renal, a urina, que apresentará elementos importantes para a conclusão diagnóstica.

 

 

DOENÇAS GLOMERULARES PRIMÁRIAS

 

URÉIA/CREATININA: valores normais na fase inicial, aumentados em estágios finais.

ELETRÓLITOS: sódio variável, potássio normal ou diminuído.

URINÁLISE: densidade variável, hematúria, cilindrúria, proteinúria.

OUTROS ACHADOS: normoproteinemia ou hipoproteinemia com hipoalbuminemia, hipercolesterolemia, hipocalcemia, hiperfibrinogenemia, hiperfosfatemia em estágios finais, nível de bicarbonato normal.

 

 

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

 
 

URÉIA/CREATININA: Aumentadas.

ELETRÓLITOS: pode ocorrer hipercalemia.

URINÁLISE: densidade aumentada, ou diminuída no caso de IRA não oligúrica.

OUTROS ACHADOS: normocalcemia, normo ou hiperfosfatemia, proteínas totais e albumina variáveis, bicarbonato normal ou diminuído.

 

 

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

 

URÉIA/CREATININA: Aumentadas.

ELETRÓLITOS: potássio diminuído ou normal e aumentado nos estágios finais, sódio diminuído.

URINÁLISE: densidade pode estar normal,em torno de 1,029 em cães e 1,034 em gatos, podem ocorrer hematúria, proteinúria e cilindrúria.

OUTROS ACHADOS: hiperfosfatemia, cálcio variável, bicarbonato normal ou diminuído, diminuição do nível de albumina pode ocorrer caso haja persistente proteinúria.

 

Assim, direciona-se o tratamento para correção das alterações conseqüentes das diversas patologias renais, como desidratação, anorexia urêmica (evitar medicamentos que diminuem o apetite), controle da náusea e vômito, promover palatabilidade dos alimentos, administrar estimulantes do apetite, corrigir as alterações eletrolíticas baseada nos resultados dos exames, a acidose metabólica e a hipertensão arterial.

 

‹ página anterior

© 2012 - 2019 Laboratório Vidda Veterinário. Todos os direitos reservados. Weblogy Tecnologia